quarta-feira, 28 de março de 2012

Adoração não é brinquedo

"Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai ao Senhor vestidos de trajes santos." Salmos 29:2
Um simples verso de um salmo, sem palavras difíceis, de fácil compreensão... será? Se é realmente tão fácil entendê-lo, qual o motivo de tantas pessoas brincarem com a adoração? O que venho escrever hoje é mais que um simples comentário, é um desabafo.

É de se espantar o número de pessoas que usam a "máscara da adoração" escondendo, no seu interior, um sentimento irreverente, sem levar aquilo a sério. Cantar não é o difícil, qualquer um pode pegar um microfone e ir cantar em um culto, mesmo que não seja afinado. Adorar, isso sim é complicado, depende da sua sinceridade com Deus, do quão próximo dEle você consegue chegar e isso não é adquirido em aulas de canto, não tem técnica vocal que disfarce. Aos olhos humanos você pode passar despercebido, mas o nosso Pai conhece o seu coração melhor do que você mesmo.


Não estou aqui para cobrar que todos cantem como uma espécie de Luciano Pavarotti versão cristã 2012, mas como seria bom se todos dessem uma olhada dentro de si antes de adorar, seja com música ou não. Mas como o blog é voltado para a música, me sinto mais a vontade para falar sobre isso. Como uma pessoa pode dizer que está tributando ao Senhor a glória devida sem sequer ensaiar seriamente antes de cantar uma música com tal intuito? Como dizer que se está louvando sem que o caminho até ali seja percorrido com seriedade a cada passo? Cantar o mundo também canta e, cá entre nós, geralmente bem melhor que nós e sabe porquê? Porque eles ensaiam com muito mais seriedade e dedicação para um show de meio de semana do que nós cristãos ensaiamos para um culto de domingo, onde pregamos em alto e bom som que estamos na presença do Senhor dos senhores e Rei dos reis. Qual o sentido disso?

Já passou da hora de abrir os olhos, Jesus está voltando e muitos estão aqui brincando. O verso é claro: Adorar ao Senhor com trajes santos! Onde está a santidade se o "adorador" sequer respeita seu lider? Onde está a santidade se o adorador mente para os pais? Onde está a santidade para esse mesmo "adorador" se a adoração em si não passa de brincadeira? Tratam corais de igreja como momentos oportunos para se socializar com as pessoas que ali estão, jogam a adoração para o segundo plano e se esquecem que até nos ensaios mais vazios Ele está presente, então qual o motivo de não prestarem o devido louvor ali também?

Quanto a essa socialização, sim, ela acontece naturalmente, não sou robô, não sou um "Hitler gospel", só penso que estamos em uma batalha constante com o mundo e, enquanto estamos deixando tudo correr no ritmo da onda, o mundo está correndo com toda a sua força, todas as suas armas, de prontidão para nos atacar! Você acha que é mera coincidência termos tantos músicos desviados tocando em bandas seculares? É por obra do acaso que temos tantos ditos crentes indo para as baladas nos sábados e para a igreja aos domingos sem sequer ter peso na consciência? Não há mais tempo para máscaras, Jesus está voltando e, ao que parece, muita gente quer ficar brincando.

Graça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário